Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 12 de outubro de 2016


O DÍZIMO NA LEI Enquanto a Lei e os Profeta exigiam a prática da ordenança dos dízimos para o povo da “Aliança Levítico”, era profetizada a liberdade de contribuição para o povo da “Nova Aliança” (o cristianismo).
dízimos ao povo da Aliança Levítica, isto é, para aquela época, era profetizada a liberdade de contribuição para o povo da Graça; motivo pelo qual, para os cristãos, a Lei e os Profetas duraram até João Batista ( Mt 11.13 ).

Porque com a pregação de João, deu-se a transição da Lei para a Graça; bem compreendido, para aqueles que aceitam a salvação pela Graça de Cristo.A Lei profetizou o seu próprio fim; é o que justifica a expressão de Paulo aos gálatas, quando declara: “
 Eu pela lei estou morto para a lei para viver para Cristo” (Gl 2.19). No capítulo 3 do livro de Malaquias, a Palavra de Deus faz menção da contribuição do povo da Lei mosaica, e também da contribuição do povo da Graça (do cristianismo).
Nota-se, que antes da Palavra de Deus exigir a cobrança do dízimo para o povo da Aliança Levítica, impondo a sua prática sob pena da maldição da Lei ( Ml 3.8-10 ), profetiza o fim do dízimo e a liberdade de contribuição para o cristianismo( Malaquias 3.1-5). No versículo 3 diz:
Trarão ofertas em justiça, eno versículo 4, quela oferta será agradável ao Senhor como nos dias antigos, como nos primeiros anos. Esses dias antigos e os primeiro sanos mencionados neste versículo referem-se à saída do povo do Egito, aos primeiros anos da caminhada; pois, sabe-se, que nesse tempo não era aplicada a cobrança do dízimo. Segundo a Bíblia, a ordenança dos dízimos já havia sido promulgada, mas a sua prática só começaria após a entrada na terra prometida ( Dt 26.1-12 ). Atéentão, eram feitas ofertas espontâneas ( Ex 36.2-7;35.4-29; Nm 7.1-8; 31.48-54). Porém, o povo contri- buía com tanto amor e com o coração tão voltado para a obra de Deus, de maneira que sobe javamofertas. Algumas vezes, Moisés tinha que pedir ao povo que parasse de contribuir ( Ex 36.5-7 ).Essa abundância de contribuição era proporcionada pelo amor e prontidão de vontade do povo. A generosidade do povo para com a obra de Deus naqueles primeiros anos se tornou muito comentada entre o povo israelita, que Deus chega, então, a citá-la como exemplo para o cristianismo.
Observe o leitor que, quando a determi-nação de contribuição financeira, da parte de Deus, é direcionada ao cristianismo, a palavra“ dízimo desaparece, e muda a expressão para:“Ofertas em Justiça” (Ml 3.3).Quanto à idéia de praticar o dízimo por ter sido uma obra praticada antes da Lei, e inclusive por Abraão, é expressamente censurada pelas Escrituras Sagradas. Pois não se pode, de forma aQlguma, aplicar uma obra dessa natureza ao cristianismo, pelo fato de ter sido praticada por Abraão! Alguns crentes da igreja da Galácia persistiam na prática da circuncisão, certamente com a idéia de ter sido uma obra praticada antes da Lei, e inclusive por Abraão, porém, foram advertidos pelo apóstolo Paulo, que lhes disse:“  se o crente se circuncidar, Cristo para nada aproveita e o tal está obrigado a guardar toda alei
” ( Gl 5.2-4); e acrescentou, dizendo que isto lhes separaria da Graça de Cristo ( Gl 5.4

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -