Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
(Doutrina de Deus)
INTRODUÇÃO
As obras de dogmática ou de Teologia Sistemática geralmente
começam com a Doutrina de Deus. Há boas razões para começar com a Doutrina de
Deus, se partirmos da admissão de que a Teologia é o conhecimento sistematizado
de Deus de quem, por meio de quem, e para quem são todas as coisas. Em vez de
surpreender-nos de que a dogmática começa a Doutrina de Deus, bem poderíamos
esperar que fosse completamente um estudo de Deus, em todas as suas
ramificações do começo ao fim.
Iniciamos o estudo de Teologia com duas pressuposições, a
saber:
(1) Que
Deus existe ;
(2) Que
BÍBLICA da existência de
Deus.Para nós a existência de Deus é a
Ele se revelou em Sua Palavra Divina.· Prova
grande pressuposição da teologia, não há sentido em falar-se
do conhecimento de Deus, senão se admite que Deus existe. Embora a verdade da
existência de Deus seja aceita pela fé, esta fé se baseia BÍBLIA
não prova a existência de Deus. O que mais se aproxima de uma declaração talvez
seja o que lemos em Hebreus 11:6: A BÍBLIA pressupõe a existência de Deus em
sua declaração inicial, No principio criou Deus os céus e a Terra. Vê-se Deus
em quase todas as páginas da Escritura Sagrada em que Ele se revela em palavras
e atos. Esta revelação de Deus constitui a base da nossa fé na existência de Deus,
e a torna uma fé inteiramente razoável. Deve-se, notar, que é somente pela fé
que aceitamos a revelação de Deus e que obtemos uma real compreensão do seu
conteúdo. Disse Jesus, Se alguém quiser fazer a vontade dele conhecer· a
respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo (Jô 7:17). É
estes conhecimentos intensivos, resultantes da intima comunhão com Deus, que
Oséias tem em mente quando diz, Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao
Senhor, (Oséias 6:3).
O incrédulo não tem nenhuma real compreensão da Palavra
de Deus. As Palavras de Paulo são muito pertinentes nesta conexão: Onde está o
sábio ?Onde o escriba ? Onde o inquiridor deste século ? Porventura não tornou
Deus louca a sabedoria do mundo ? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não
o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela
loucura da pregação (1 Co 1:20,21).
numa informação
confiável. O Cristão aceita a verdade da existência de Deus pela fé. Mas esta
fé não é uma fé cega, mas fé baseada em provas,e as provas se acham,
primariamente, na Escritura como a Palavra de Deus inspirada,e,
secundariamente, na revelação de Deus na natureza. Nesse sentido a
I. Relação do Ser e dos Atributos de Deus.
O Ser de
Deus. É evidente que o Ser de Deus não admite nenhuma definição científica.
Uma A BÍBLIA nunca opera com um
conceito abstrato de Deus, mas sempre O descreve como o Deus vivente, que entra
em várias relações com as suas criaturas, relações que indicam vários atributos
diferentes.
definição Genético-sintética assim, não se pode dar de Deus, visto que Deus
não é um dentre várias espécies de deuses, que pudesse ser classificado sob um
gênero único. No máximo, só é possível uma definição analítico-descritiva. Esta
simplesmente menciona as características de uma pessoa ou coisa, mas deixa sem
explicação o ser essencial. E mesmo uma definição dessas não pode ser completa,
mas apenas parcial, porque é impossível dar uma descrição de Deus positiva
exaustiva. (Como oposta a uma negativa).
Sua essência em (Pv 8:14), a natureza de Deus em (2 Pe 1:4). Outra
passagem repetidamente citada como contendo uma indicação da essência de Deus,
e como a que mais se aproxima de uma definição na BÍBLIA È (Jo 4:2) Deus
È espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
O ser de Deus é caracterizado por profundidade, plenitude, variedade, e uma
glória que excede nossa compreensão e a BÍBLIA apresentam isto como um todo
glorioso e harmonioso, sem nenhuma contradição inerente. E esta plenitude de
Deus acha expressão nas perfeições de Deus, e não doutra maneira.
Da
simplicidade de Deus segue-se que Deus e Seus atributos são um. Comumente se
dizem Teologias que os atributos de Deus são o próprio Deus, como Ele se
revelou a nós. Os escolásticos acentuavam o fato de que Deus È tudo quanto Ele
tem. Ele tem vida, luz, sabedoria, amor, justiça, e se pode dizer com base na
Escritura que Ele È vida,luz, sabedoria, amor, justiça. Os escolásticos
afirmavam ademais,que toda a essência de Deus É idêntica a cada um dos
atributos, de modo que o conhecimento de Deus, È Deus, a vontade de Deus, È
Deus, e assim por diante alguns deles chegaram mesmo a dizer que cada atributo
È idêntico a cada um dos demais atributos, e que não existem distinções lógicas
em Deus.