Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 6 de março de 2017



A Ressurreição e a Ascensão de Cristo


A. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

1 – A importância da ressurreição de Cristo
a) A ressurreição de Cristo confirmou a veracidade da sua palavra (Mt 20.19; 28.6), comprovando a credibilidade da sua obra;
b) Possibilitou que Cristo, vivo, atuasse diante da igreja como sumo sacerdote (Hb 4.15), advogado (1Jo 2.1) e cabeça (Ef 5.23);
c) Formou a base do evangelho que é pregado para a salvação dos pecadores (1Co 15.3-8), mediante o enfoque da justificação presente na ressurreição (Rm 4.25);
d) Deu esperança à igreja a respeito do seu futuro (1Co 15.13-19).


2 – As evidências da ressurreição de Cristo
a) Jesus apareceu para muitas pessoas depois de ressuscitar (At 2.32). Ele apareceu para as mulheres
(Mt 28.8-10); para Pedro (Lc 24.34; 1Co 15.5), para os discípulos a caminho de Emaús (Lc 24.13-32), para os discípulos (Jo 20.19-25), para Tomé (Jo 20.26-29), para os discípulos no mar da Galileia (Jo 21.1-24), para Tiago (1Co 15.7), para mais de quinhentas pessoas de uma só vez (1Co 15.6) e para Paulo (1Co 15.8). Quando esses relatos foram escritos, a maioria dessas testemunhas estavam vivas e podiam ser consultadas sobre o evento, apontando para a veracidade dos relatos da ressurreição;

b) A radical mudança de atitude e a visível determinação dos discípulos depois da ressurreição são grandes evidências de que algo muito marcante aconteceu. Compare Mt 26.69-75 com At 5.27-32. Compare também Jo 20.19 com At 5.40-42.

B. A ASCENSÃO DE CRISTO
1 – As declarações sobre a ascensão de Cristo
a) No Antigo Testamento há duas referências (Sl 68.18 cf. Ef 4.8; Sl 110.1 cf. At 2.34,35);
b) Jesus anunciou que iria para o Pai (Jo 7.33; 14.12,28; 16.5,10,28) e que ascenderia ao céu (Jo 6.62; 20.17);
c) Lucas relata a ascensão de Cristo (Lc 9.51; 24.51; At 1.6-11);
d) Os apóstolos falaram da ascensão (Ef 4.10; 1Tm 3.16; Hb 4.14; 1Pe 3.22) e do atual estado de exaltação (Cl 3.1).
2 – A descrição da ascensão de Cristo
a) Jesus ascendeu aos céus estando ele e os discípulos sobre o Monte das Oliveiras (At 1.12), mais especificamente na vertente leste que fica para o lado de Betânia e não de Jerusalém (Lc 24.50);
b) Jesus literalmente foi elevado gradualmente às alturas, à vista dos discípulos, até que uma nuvem o encobriu e ele não mais foi visto (At 1.9);
c) Anjos surgiram e prometeram que Jesus voltaria corporal e visivelmente no futuro, assim como havia sido elevado à vista deles (At 1.11).

3 – O significado da ascensão de Cristo
A ascensão marcou o fim do ministério terreno de Cristo e da sua atuação humilhante como servo a fim de resgatar seu povo. Foi o início do seu ministério como cabeça da igreja e intercessor, além de
ter iniciado o período de espera para sua volta gloriosa para julgar e reinar.
Estudo 32 - O Significado da Morte de Cristo
A morte de Cristo não tem apenas “um” significado teológico. Ela pode ser vista sob vários aspectos e promoveu diversos benefícios.

1 – A MORTE DE CRISTO FOI EM LUGAR DOS PECADORES
A) Conceito de expiação vicária – Um sinônimo para essa expressão é “substituição penal”, de modo a significar que Cristo sofreu a punição do pecado de outros em lugar deles (1Pe 3.18);
B) Evidências da expiação vicária – No AT esse conceito aparece na oferta de animais por pecados cometidos pelos ofertantes (Lv 5.6). Isaías expôs, de modo profético, o caráter expiatório e vicário da morte de Cristo (Is 53.5,6). No NT esse conceito é muito presente e é expresso com o auxílio da preposição ἀντὶ (anti) que significa “por”, “em vez de”, “em lugar de” (Mc 10.45; 1Tm 2.6) e da preposição ὑπέρ (hyper) que significa “por”, “em benefício de” (Jo 11.50,51; Rm 5.6-8; 2Co 5.21; Gl 3.13; Tt 2.14; 1Pe 3.18).

2 – A MORTE DE CRISTO FOI PARA A REDENÇÃO DOS PECADOS

A) Conceito de redenção – Redenção significa “libertação mediante um pagamento”. Significa que Jesus pessoalmente libertou os seus do pecado pagando, por isso, com seu próprio sangue (Cl 1.13,14);


B) Evidência da redenção – Esse conceito é expresso no NT com o auxílio das palavras: ἀγοράζω (agorazo), que tem o sentido de “comprar algo no mercado” – o mercado se chamava “ágora” – (1Co 6.19,20; 7.22,23; 2Pe 2.1; Ap 5.9,10), ἐξαγοράζω (exagorazo) que tem o sentido de “comprar e levar para fora do mercado” (Gl 3.13; 4.5), e περιποιέω (peripoiéo) que significa “comprar”, “manter a salvo”, “preservar” (At 20.28).

3 – A MORTE DE CRISTO FOI PARA A RECONCILIAÇÃO DO HOMEM
Reconciliação significa “mudança de relacionamento”. Onde havia hostilidade, agora há paz e
harmonia entre as partes, sejam os homens entre si (Mt 5.24; 1Co 7.11), sejam os homens e Deus (Rm 5.1-11; 2Co 5.18-21; Ef 2.16; Cl 1.20).

4 – A MORTE DE CRISTO FOI PARA A PROPICIAÇÃO DE DEUS
A) Conceito de propiciação – Propiciação significa “tornar alguém favorável a outro”. Deus, que era inimigo do homem perdido e estava irado contra ele, se torna agora favorável ao homem e ao relacionamento com ele;

B) Evidências da propiciação – A necessidade de Deus se tornar propício ao homem no processo da salvação é porque ele está “irado” em relação o pecador. Essa realidade fica nítida tanto no AT (2Rs 13.3; Jr 21.12; Ez 8.18) como no NT (Jo 3.36; Rm 1.18; Ef 2.3; 1Ts 2.16). A propiciação de Deus foi efetuada na cruz, ocasião em que Deus lançou sobre Jesus a ira e o castigo pelos pecados da igreja, desviando dela a ira do Senhor (Rm 3.25; Hb 2.17; 1Jo 2.2; 4.10).

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