Posted by : FrTutorial no Brasil domingo, 5 de março de 2017

A Triunidade de Deus

Na Bíblia não aparece nenhuma vez a palavra “trindade”. Contudo, usamos essa palavra para expressar uma doutrina que, apesar de muito complexa, é bíblica. Trindade de Deus significa que ele é uma só essência divina em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A TRINDADE NO ‘ANTIGO TESTAMENTO’
No Antigo Testamento encontramos “indícios” da triunidade de Deus. Contudo, devemos ter em mente que a revelação progressiva tornou evidente a trindade apenas no Novo Testamento.

A) UNIDADE DE DEUS
O “Shema” (Dt 6.4) demonstra inegavelmente a unidade de Deus. Ela descarta totalmente a ideia do
politeísmo. Outras passagens que apresentam a unidade de Deus são Ex 20.3, Dt 4.35, Is 45.14, 46.9.

B) PALAVRAS PLURAIS
Já comentamos que “Elohim” é um plural de majestade e não deve ser utilizado para provar a trindade de Deus. Entretanto, Deus mesmo fala de si, muitas vezes, usando pronomes e verbos no plural (Gn 1.26; 3.22; 11.7; Is 6.8)

C) O ANJO DO SENHOR
Apesar dos diversos anjos que aparecem em toda a Bíblia, algumas vezes surge na narrativa o “Anjo do Senhor”. Esse anjo é chamado de Deus e, ao mesmo tempo, é distinto de Deus. Os textos bíbli cos sugerem se tratar de uma das pessoas da trindade, visto que tal anjo executa seus planos, dá ordens com autoridade e faz promessas como o próprio Senhor o faz em outras ocasiões (Gn 16.7-13; 18.1-21; Ml 3.1).

D) DISTINÇÃO DE PESSOAS
a) O Senhor é distinto do Senhor (Gn 19.24; Os 1.7).
b) O Redentor (que é divino) é distinto do Senhor (Is 59.20).
c) O Espírito é distinto do Senhor (Is 48.16; 59.21; 63.9-10).

A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
Apesar de não trazer clara a ideia da Trindade, há fortes indícios dela ao longo de todo o NT (1Jo 5.7 traz uma ideia muito clara da Trindade. Contudo, o trecho que expõe esse conceito não consta em muitos manuscritos importantes sendo, provavelmente, um acréscimo posterior).

A) EVIDÊNCIA DA UNICIDADE DE DEUS
O NT, como o VT, também insiste na existência de apenas um Deus (1Co 8.4-6; Ef 4.3-6; T2.19).


B) EVIDÊNCIA DA TRIPLICIDADE DE DEUS
a) O Pai é reconhecido como Deus (Jo 6.27; 1Pe 1.2).
b) Jesus é reconhecido como Deus. Ele tem onisciência (Mt 9.4), onipotência (Mt 28.18),
onipresença (Mt 28.20), poder para perdoar pecados (Mc 2.1-12), para sustentar todas as  14 coisas (Cl 1.17), para criar (Jo 1.3) e para julgar todos (Jo 5.27). Ele é, de fato, chamado de
Deus apesar de ser distinto do Pai (Jo 1.1). Jesus mesmo fez essa distinção e identificação ao mesmo tempo (Jo 10.30).
c) O Espírito Santo é reconhecido como Deus. Ele é chamado de Deus (At 5.3-4), é onisciente (1Co 2.10), onipresente (1Co 6.19) e regenera as pessoas (Jo 3.5-8).

C) EVIDÊNCIA DA TRIUNIDADE DE DEUS
O NT não expõe as pessoas da Trindade apenas de forma isolada. Ele os une em várias afirmações fortes e gloriosas em que o Pai, o Filho e o Espírito são apresentados em pé de igualdade, mas com distinção (Mt 28.19; Mt 3.16-17; Jo 14.26; 2Co 13.14).

A DEFINIÇÃO DE TRINDADE
Há uma dificuldade muito grande em definir exaustiva e corretamente essa doutrina, visto que a ênfase em um aspecto diminui outro. Uma das melhores definições da Trindade é a de B.B. Warfield: “Existe apenas um Deus único e verdadeiro, mas na unidade da Divindade existem três pessoas coeternas e coiguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta”.

FUNÇÕES DENTRO DA TRINDADE
Apesar da unidade e da coexistência das pessoas da Trindade, o NT apresenta funções distintas de cada uma delas, embora trabalhem perfeitamente juntas no mesmo propósito.
a) O Pai elegeu os santos (1Pe 1.2), amou o mundo (Jo 3.16) e concede boas dádivas (Tg 1.17).
b) O Filho sofreu por nós (Mc 8.31), trouxe redenção (1Pe 1.18-19) e sustenta todas as coisas (Hb 1.3). c) O Espírito Santo regenera o perdido (Tt 3.5), capacita (At 1.8) e santifica (Gl 5.22-23).

HERESIAS A RESPEITO DA TRINDADE
Devido à falta de uma definição clara da Trindade na Bíblia, esse foi um campo em que floresceram inúmeras heresias sobre a Divindade, principalmente nos primeiros séculos. Algumas delas são:
a) Adocianismo – Crê que Jesus era um homem comum que recebeu poderes espeiais do Espírito
Santo no batismo.
b) Modalismo – Crê que existe apenas uma pessoa divina que se apresenta de modos diferentes durante a história. Também conhecida como sabelianismo ou patripassianismo.
c) Arianismo – Crê que o Filho foi criado pelo Deus eterno, sendo inferior ao Pai. Crê também que o
Espírito Santo foi o primeiro a ser criado pelo Filho, já que ele criou todas as coisas.

ASPECTOS PRÁTICOS DA DOUTRINA DA TRINDADE

A Teologia é repleta de aspectos relevantes provenientes da doutrina da Trindade de Deus. A redenção é um exemplo em que vemos as três pessoas participando ativamente em nosso benefício (Jo 3.6,16). A revelação de Deus envolve o Filho e o Espírito trabalhando na comunicação da verdade de Deus (Jo 1.18; 16.13). A prioridade sem inferioridade é vista na Trindade como base para o relacionamento correto entre o homem e a mulher (1Co 11.3). Na oração, apesar de podermos nos dirigir a qualquer das três pessoas, seguimos o precedente bíblico e falamos com o Pai, em nome do Filho, conforme a direção e intercessão do Espírito Santo (Jo 15.16; Rm 8.26; Ef 2.18; 6.18).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog
Nossa Pagina no Facebook

Seguidores

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








Arquivo do Sites

NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -