Posted by : Francisco Souza domingo, 3 de setembro de 2017

Depois do arrependimento vem o avivamento:
No livro de Joel, o profeta fala de um povo que não era totalmente convertido, era religioso e por causa do pecado sofria com uma terrível crise, tudo que era plantado e produzido acabava se perdendo por causa de pragas e pela falta de chuva, porém a crise veio porque Deus não estava abençoando, Deus estava retendo ás bênçãos. Nesse livro vemos Deus chamando o povo à conversão verdadeira, ao arrependimento sincero e a santidade, pois só assim as bênçãos poderiam alcançá-los.


Quando eu confesso e me arrependo do pecado eu entro num processo de avivamento pessoal e isso tem que acontecer em cada um de nós. At 4.31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. 8 Joel tem sido chamado de o “profeta do avivamento religioso”. Ele compreendeu que o arrependimento sincero é à base de todo avivamento verdadeiro, e era para isto que ele se esforçava.

Joel foi considerado o livro do arrependimento. Deus chamou uma nação à conversão, tanto
sacerdotes quanto o povo, todos precisavam de onversão e depois disso uma benção tamanha seria liberada sobre a nação, e isso culminaria com um derramar do Espírito Santo sobre toda carne. Precisamos entender que existe um derramar de bênçãos e do Espírito para a nação do Brasil, porém isso acontecerá quando nos convertermos dos pecados e da religião para o Deus vivo. O arrependimento precede ao avivamento. O arrependimento, quebrantamento e confissão de pecados são a parte humana para o avivamento, são requisitos que precisamos obedecer. Os João Batistas de hoje precisam se levantar com sua mensagem, preparando caminho para o Cristo
que batiza com fogo consumidor, e é esse fogo que tira o pecado do mundo.
O avivamento será marcado pelo arrependimento, confissão de pecados, unidade do corpo de Cristo (Noiva), restauração dos ministérios para edificação da igreja, para que cheguemos à unidade da fé, estatura e imagem de CRISTO. Jl 1.11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
Jl 1.12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens. Jl 1.13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação. Jl 1.14 Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.
Jl 2.12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com
jejuns, e com choro, e com pranto.

Jl 2.13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se
arrepende do mal. Jl 2.14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? Jl 2.23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em
justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.
Jl 2.24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
Jl 2.25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, o devorador, o destruidor e a cortador, o meu grande exército que enviei contra vós.
Jl 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Jl 2.29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 2Cr 7.14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.



At 2.38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
At 3.19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
8º - Comentários sobre alguns avivamentos: Martinho Lutero
Em outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, as suas 95 teses, o teor das quais é que Cristo requer o arrependimento e a tristeza pelo pecado e não a penitência. Lutero afixou as teses ou proposições para um debate público, na porta da igreja, como era costume nesse tempo. Quando eu confesso e me arrependo do pecado eu entro num processo de avivamento pessoal e isso tem que acontecer em cada um de nós.
At 4.31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. 9 Lutero levou o povo a considerar a verdadeira religião, não como uma mera profissão, ou sistema de doutrinas, mas como vida em Deus. A oração não era mais um exercício sem sentido, mas o contato do coração
com Deus que cuida de nós com um amor indizível. Nos seus sermões, Deus revelou o seu próprio coração a milhares de ouvintes, por meio do coração de Lutero. Convidado a pregar durante uma convenção dos agostinianos, não deu uma mensagem doutrinaria de sabedoria humana, como se esperava, mas fez um discurso ardente contra a língua maldizente dos monges. Os agostinianos, levados pela mensagem, elegeram-no diretor sobre onze conventos!
Lutero não somente pregava a virtude, mas praticava-a, amando verdadeiramente o próximo. Disse: É necessário permanecer sozinho e na presença de Deus, enquanto jejuamos e oramos, para que Deus possa mostrar-nos a sua vontade e dar-nos direção. Nos dias de jejum devemos afastar-nos, o mais possível, de todo serviço, de fazer visitas e das diversões, apesar dessas coisas serem lícitas em outras ocasiões".Seu gozo em pregar ao ar livre não diminuiu na velhice: Em 7 de outubro de 1790, pregou pela última vez fora de casa, sobre o texto: "O reino de Deus está próximo, arrependei-vos, e crede no Evangelho". "A palavra manifestou-se com grande poder e as lágrimas do povo corriam em torrentes". Não nos devemos esquecer da fonte desse vigor que João Wesley manifestava. Passava duas horas
diariamente em oração, e muitas vezes mais. Iniciava o dia às quatro horas. Certo crente que o conhecia intimamente, assim escreveu acerca dele: "Considerava a oração a coisa mais importante da
sua vida e eu o tenho visto sair do quarto com a serenidade de alma visível no rosto até quase brilhar". A qualquer história da vida de João Wesley faltará o ponto principal, se não se fizer menção dos cultos de vigília que se realizavam uma vez por mês entre os crentes. Esses cultos se iniciavam às 20 horas e continuavam até depois da meia-noite - ou até cair o Espírito Santo sobre eles. Baseavam tais cultos sobre as referências no Novo Testamento, de noites inteiras passadas em oração. Foi assim que alguém se referiu ao sucesso: "Explica-se o poder de Wesley pelo fato de ele ser 'homo unius libri', isto é, um homem de um livro, e esse Livro é a Bíblia". Então Whitefield continuou, sem cansar: "No dia seguinte em Fog's Manor, a concorrência aos cultosfoi tão grande como em Nottingham. O povo ficou tão quebrantado que, por todos os lados, vi pessoas banhadas em lágrimas. A palavra era mais cortante que espada de dois gumes e os gritos e gemidos alcançavam o coração mais endurecido. Alguns tinham semblantes pálidos como a palidez de morte; outros torciam as mãos, cheios de angústia; ainda outros foram prostrados ao chão, ao passo que outros caíam e eram aparados nos braços de amigos. A maior parte do povo levantava os olhos para os céus,
clamando e pedindo a misericórdia de Deus. Eu, enquanto os contemplava, só podia pensar em uma coisa: o grande dia. Pareciam pessoas acordadas pela última trombeta, saindo dos seus túmulos para o juízo."


"O poder da presença divina nos acompanhou até Baskinridge, onde os arrependidos choravam e os salvos oravam, lado a lado. O indiferentismo de muitos transformou-se em assombro, e  o assombro, depois, em grande alegria. Alcançou todas as classes, idades e caracteres. A embriaguez foi abandonada por aqueles que eram dominados por esse vício. Os que haviam praticado qualquer ato de injustiça foram tomados de remorso. Os que tinham furtado foram constrangidos a fazer restituição. Os vingativos pediram perdão. Os pastores ficaram ligados ao seu povo por um vínculo mais forte de
compaixão. O culto doméstico foi iniciado nos lares. Os homens foram levados a estudar a Palavra de Deus e a terem comunhão com o seu Pai, nos céus".
floresta para orar. Deus se encontrou com ele lá e ele foi maravilhosamente convertido, e logo depois, cheio do Espírito Santo.

Aquele homem era Charles . G. Finney . As pessoas ouviam falar sobre isso e ficavam profundamente interessadas em saber, e como se, de comum acordo, se reuniram à noite. Finney estava presente. O Espírito de Deus veio sobre eles de forma muito poderosa e convincente e um grande avivamento Quando eu confesso e me arrependo do pecado eu entro num processo de avivamento pessoal e isso tem que acontecer em cada um de nós.
At 4.31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. 10 começou . Em seguida, ele se espalhou ao redor do país até que finalmente quase todos os Estados do Leste foram tomados
por um poderoso avivamento . Sempre que o Rev. Finney pregava o Espírito Santo era derramado . Freqüentemente Deus ia adiante dele para que quando ele chegasse ao local, encontrasse as pessoas já clamando por misericórdia. Às vezes, a convicção do pecado era tão grande que as pessoas davam gritos terríveis de angústia que ele tinha que parar de pregar até que diminuísse. Ministros e membros da Igreja foram convertidos. Os pecadores eram salvos aos milhares. E por anos a poderosa obra da graça continuou. Os homens nunca antes haviam testemunhado algo como aquilo em suas vidas.
Ele lia os sermões com voz monótona, por isso mesmo não eram nada vibrantes. Entretanto, podiam expor os desígnios do coração da platéia e arrancar reações diversas. As pessoas ficavam desesperadas, gritavam, choravam, caíam ao chão, se contorciam e, principalmente, experimentavam uma grande transformação de vida após o profundo arrependimento que sentiam durante o culto. Milhares foram
salvos e outros milhares, até mesmo na Europa, tiveram suas convicções cristãs e sua comunhão com Deus totalmente renovadas. Nessa série de pregações, quando Jonathan Edwards apresentou o famoso sermão Pecadores Perdidos nas Mãos de um Deus Irado, algo sobrenatural aconteceu. O povo entrou para o culto com um ar de
petulância e desprezo diante dos cinco pregadores presentes. Edwards, com seus dois metros de altura e magro de tanto jejuar, foi o escolhido para trazer a mensagem de Deus. O sermão foi interrompido várias vezes por homens gemendo e mulheres gritando, quase todos ficavam de pé, caíam ao chão ou seguravam nos pilares do templo ou nos bancos, com medo de cair no inferno. A cidade ficou em estado de choque. Por toda a madrugada e nos dias seguintes, ouvia-se choro e
clamor em quase todas as casas. Por isso esse movimento recebeu o nome de Grande Despertamento.
Christmas Evans
Passou então o grande avivamento do pregador ao povo em todos os lugares da ilha de todo o Gales. A convicção de pecado, como grandes enchentes passava sobre os auditórios. O poder do Espírito Santo operava até o povo chorar e dançar de alegria. Um dos que assistiram ao seu famoso sermão sobre o Endemoninhado Gadareno, conta como Evans retratou tão fielmente a cena do livramento do pobre endemoninhado, a admiração do povo ao vê-lo liberto, o gozo da esposa e dos
filhos quando voltou a casa, curado, que o auditório rompeu em grande riso e choro. Alguém assim se
expressou: "O lugar tornou-se em um verdadeiro 'Boquim' de choro" (Juizes 2.1-5). Outro ainda disse que o povo do auditório ficou como os habitantes duma cidade abalada por um terremoto, correndo para fora, prostrando-se em terra e clamando a Deus. Não semeava pouco, portanto colhia abundantemente; ao ver a abundância da colheita, sentia seu zelo arder de novo, seu amor aumentar e era levado a trabalhar ainda mais. A sua firme convicção era de que nem a melhor pessoa pode salvar-se sem a operação do Espírito Santo e nem o coração mais rebelde pode resistir ao poder do mesmo Espírito. Evans sempre tinha um alvo quando lutava em oração: firmava-se nas promessas de Deus, suplicando com tanta importunação como quem não podia desistir antes de receber. Dizia que a parte mais gloriosa do ministério do pregador era o fato de agradecer a Deus pela operação do Espírito Santo na conversão dos pecadores.
"Pela fé, Abel... Pela fé, Noé... Pela fé, Abraão..." Assim é que o Espírito Santo conta as incríveis proezas que Deus fez por intermédio dos homens que ousavam confiar unicamente nele. Foi no século
XIX que Deus acrescentou o seguinte a essa lista: "Pela fé, Jorge Müller levantou orfanatos, alimentou milhares de órfãos, pregou a milhões de ouvintes em redor do globo e ganhou multidões de almas para Cristo". Certo pregador, pouco tempo antes da morte de Jorge Müller, perguntou-lhe se orava muito. A resposta foi esta: "Algumas horas todos os dias. E ainda, vivo no espírito de oração; oro enquanto ando, enquanto deitado e quando me levanto. Estou constantemente recebendo respostas. Uma vez
persuadido de que certa coisa é justa, continuo a orar até a receber. Nunca deixo de orar!... Milhares de Quando eu confesso e me arrependo do pecado eu entro num processo de avivamento pessoal e isso tem que acontecer em cada um de nós.
At 4.31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. 11 almas têm sido salvas em respostas às minhas orações... Espero encontrar dezenas de milhares delas rio Céu... O grande ponto é nunca cansar de orar antes de receber a resposta. Tenho orado 52 anos,
diariamente, por dois homens, filhos dum amigo da minha mocidade. Não são ainda convertidos,
porém, espero que o venham a ser. - Como pode ser de outra forma? Há promessas inabaláveis de
Deus e sobre elas eu descanso".
Carlos Spurgeon Acerca de tão estupendo êxito na vida de Spurgeon, convém notar o seguinte: Nenhum dos seus antepassados alcançou fama. Sua voz podia pregar às maiores multidões, mas outros pregadores sem fama gozavam também da mesma voz. O Príncipe dos Pregadores era, antes de tudo, O Príncipe de Joelhos. Como Saulo de Tarso, entrou no Reino de Deus, também agonizando de joelhos. No caso de
Spurgeon, essa angústia durou seis meses. Depois (assim aconteceu com Saulo) a oração fervorosa era um hábito na sua vida. Aqueles que assistiam aos cultos no grande Ta-bernáculo Metropolitano diziam que as orações eram a parte mais sublime dos cultos.

Convicto do grande poder da oração, Spurgeon designou o mês de fevereiro, de cada ano, no Grande Tabernáculo, para realizar a convenção anual e fazer súplicas por um avivamento na obra de Deus. Nessas ocasiões, passavam dias inteiros em jejum e oração, oração que se tornava mais e mais fervorosa. Não só sentiam a gloriosa presença do Espírito Santo nesses cultos, mas era-lhes aumentado o poder com frutos abundantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -