Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 14 de março de 2018


Cuidado com avareza. 


Jesus nos orienta que devemos ter cuidado com avareza, pois a vida de um homem não consiste no que ele tem, mas no que ele é. O conceito do mundo valoriza a avareza, porque os homens são medidos pelo que tem, Deus disse a Samuel, quando este escolhia um dos filhos de Jessé para ser rei de Israel: "Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." I Samuel 16.7.

Por isto os únicos que elogiam os avarentos são os ímpios, pois sabem que os tais renunciaram ao Senhor, e aceitaram as sugestões do inimigo entrando na rota da pobreza, pois o crente avarento se torna pobre. “Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor”. Salmos 10: 3.

Porque a avareza é maligna. 
“Também todas as armas do avarento são más; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente”. Isaías 32.7.

Por ser um sentimento destrutivo, que impede Deus agir para abençoar, a avareza se torna um instrumento do mau, o avarento se torna uma pessoa má, uma pessoa que inventa desculpas mentirosas para não ofertar, para não dar, ou ajudar alguém ou a igreja de Cristo. Os pensamentos do avarento são alimentados pela ganância que o leva a não ser generoso.

O avarento é uma pessoa contaminada pelo mal no seu interior. As pessoas mais contaminadas pelo crente avarento é a sua família que acaba sofrendo as conseqüências, também a igreja, que deixa de cumprir o seu papel de evangelização pela mesquinharia e dureza do avarento. Marcos 7.20-23. “E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.






O costume cristão. 


"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. Hebreus 13.5.

Assim como os ímpios tem os seus costumes enraizados no mundo, no pecado, na mentira, o crente tem o seu costume enraizado na palavra de Deus, na verdade. O que é costume? É o hábito, a prática freqüente e regular de uma pessoa. É o modo de pensar, agir e se comportar característico de uma pessoa, ou um grupo social. Então o costume de um crente deve ser característico do grupo social que ele faz parte, a igreja, e o nosso costume como cristãos é viver sem avareza.

“Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. I João 3.17,18.



Avareza é idolatria. 

O avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.

"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Efésios 5.5.

O Apóstolo João escrevendo em uma das suas cartas fez a seguinte recomendação aos crentes: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. I João 5.21. Que ídolos? Um ídolo interno que governa os corações de muitos crentes é a avareza. O avarento é idolatra, adora os bens materiais, as posses, o dinheiro, coloca em primeiro lugar em suas vidas essas coisas e não conseguem servir a Deus, fazendo a Sua vontade com relação aos recursos que tem. Ele ama o dinheiro e por isto cai em engano e em toda forma do mau.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam o homem na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça (avareza), se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. I Timóteo 6.9,10. link

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -