Posted by : Francisco Souza sábado, 17 de março de 2018





















Josafá foi o quarto rei de Judá depois de Asa, seu pai, o qual reinou por quarenta e um anos tendo
iniciado seu reinado em 911 a.C. Foi um rei exemplar e, nos primeiros dez anos, Asa fez prosperar o reino expandindo seu domínio. Edificou cidades e as fortificou com muralhas, torres e portas pesadas (2 Cr 14.6,7), de tal modo que não era fácil a entrada de gente estranha ao reino. Depois de alguns anos de paz, Asa deixou de buscar a Deus e tomou decisões que trouxeram guerra e problemas políticos para o seu reino. Dois anos antes de sua morte, Asa ficou doente nos pés, vindo a falecer. Foi sucedido no trono por seu filho Josafá, em 873 a.C.
 

A história de Josafá ganha importância pelo cuidado inicial que ele teve em dar continuidade a algumas obras iniciadas por seu pai. Josafá foi um rei enérgico e muito hábil em seus dias. Sua aprendizagem inicial foi como corregente por três anos junto ao seu pai. Josafá procurou desenvolver uma relação de paz com Israel, uma vez que eram irmãos. Porém, essa aliança feita com reis de Israel lhe trouxe problemas no seu reino. Sua história nos traz lições preciosas que nos mostram uma liderança espiritual, sujeita a falhas como qualquer outra liderança, mas alicerçada em princípios de temor a Deus. As lições dessa liderança são úteis para a igreja de Cristo nos tempos atuais, quando lutamos contra potestades espirituais que procuram desestabilizar a igreja na sua relação com o Senhor. Por outro lado, aprendemos com Josafá, princípios com os quais podemos fazer a igreja crescer.









OS ANTECEDENTES DO REINO DE JOSAFÁ

 A Divisão do Reino de Israel
É sempre difícil entender por que Deus permitiu essa divisão do seu povo em dois reinos, o de Israel e o de Judá. Mas os livros dos reis e das crônicas do Antigo Testamento entraram no cânon das Escrituras, porque Deus não vê no sentido horizontal, mas no sentido vertical, de cima para baixo. Ele conhece todas as coisas e seu cetro de poder sobre o seu povo está em suas mãos. Quando lemos sobre os dois reinos, Israel e Judá, entendemos o paralelo histórico que existe entre os fatos registrados nos livros dos reis e nos livros das crônicas. Todos os fatos registrados nesses livros apresentam a história das divisões entre os povos do norte e do sul do povo de Israel, identificados como “o Reino do Norte, Israel” e o “Reino do Sul, Judá”. 

O Reino do Norte ficou com dez tribos, e o Reino do Sul com duas tribos. Essa divisão do povo de Israel aconteceu nos dias de Roboão (924 -908 a.C.), filho de Salomão que deixou de buscar a Deus e seguiu os passos de seu pai quando se envolveu com a idolatria pagã. Ele se casou com Naamá, mulher amonita, que fora uma das muitas mulheres de Salomão, e esta muito o influenciou em decisões importantes do reino. 

O reino enfraqueceu economicamente, e muito mais espiritualmente. Com o enfraquecimento econômico do reino, Roboão resolveu aumentar a carga tributária que já era pesada desde os tempos de Salomão sobre o povo. Por causa dessa carga tributária, Roboão não se dispôs a aliviar os impostos sobre o povo. Pelo contrário, endureceu ainda mais sem usar de bom senso e respeito pelo povo. As tribos que viviam no norte de Israel romperam com as tribos do sul (2 Cr 10.1-15), e assim aconteceu a separação do norte e do sul.

 Os Dois Reinos e seus Reis, Jeroboão e Roboão

As dez tribos formaram outro reino, sobre o qual reinou Jeroboão, e o chamaram Israel; as duas tribos, Judá e Benjamim, com a capital Jerusalém, formaram o Reino de Judá, e Roboão foi o seu rei. Jeroboão, fazendo-se rei do Norte (Israel), foi um mau rei voltado para a idolatria. Ele desafiou a religiosidade do seu povo e construiu um santuário para um Bezerro de Ouro, abrindo espaço para dois centros de adoração entre as tribos do norte. Por outro lado, assumiu o reino de Judá o jovem Roboão, que foi um mau rei (2 Cr 12.14,15). Seu fracasso começou, sem dúvida, quando seguiu o mau exemplo de seu pai, Salomão, tendo uma vida polígama com muitas mulheres e concubinas. Asa era neto de Roboão e Maaca, e, quando feito rei, restaurou o culto a Deus e fez um excelente governo em Judá nos anos (905-865 a.C.). Seu filho Josafá, foi corregente com o pai, e depois da morte de Asa, reinou sobre o reino de Judá.


Precisamos dispor o nosso coração para proclamar a palavra de Deus.


Josafá não somente procurava consultar e obedecer à palavra do Senhor; ele a ensinava: No terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus (...), para ensinarem nas cidades de Judá (II Cr 17:8). O nono versículo do mesmo capítulo também nos declara que ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do SENHOR; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo. Ele não reteve a verdade de Deus apenas para si; não sonegou ao povo as riquezas da Palavra de Deus. Josafá decidiu enviar a sua liderança para ensinar a palavra de Deus ao povo.

A igreja, o povo de Deus da nova aliança, como coluna e baluarte da verdade (I Tm 3:15), tem o privilégio e a responsabilidade de propagar e espalhar o ensino bíblico. É muito claro, no Novo Testamento, que esta era a alta prioridade na vida do Senhor da Igreja e da Igreja do Senhor, nos primeiro século. Esta deve ser também prioridade da igreja do presente século. A ordem dada por Paulo a Timóteo serve também para nós: E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros (II Tm 2:2).

Precisamos de líderes que amem as Escrituras, que amem o povo de Deus e busquem ensinar com profundidade e fidelidade todo o conselho de Deus.



Conclusão


Apesar de seu maravilhoso investimento no ensino da palavra de Deus, Josafá não era perfeito. O seu reinado foi da instrução e não da perfeição. Foi lamentável o seu envolvimento com a família de Acabe! Devemos aprender com esse erro. Às vezes, bons homens ajudam-nos a sair da confusão religiosa, como Josafá ajudou as pessoas do reino de Judá a saírem da idolatria.

Esses homens podem nos ajudar em muitos sentidos, mostrando como devemos respeitar a palavra de Deus em tudo que fazemos. Mas, eles ainda são homens. Neles também, isto é, na sua carne não habita bem nenhum (Rm 7:18). Por causa disso, muitos não fazem o bem que preferem, mas o mal que não querem (Rm 7:19).



Assim como Josafá, bons servos e boas servas de Deus, hoje, podem ter atitudes condenáveis e reprováveis, pois estão sujeitos a errar. Quantos que nos ajudaram no passado encontram-se atualmente apostatados e desviados da verdade de Deus, pregando as mais horrendas heresias? Muitos! Isto nos mostra que o fato de alguém ter nos ajudado no passado na compreensão da palavra de Deus não garante que sempre nos conduzirá no caminho de Deus.



Fiquemos atentos a isso! E mais: jamais esqueçamos que somos um povo peregrino e forasteiro, numa terra corrupta e perversa. Não estamos aqui a passeio. Não estamos aqui para "sermos felizes". Nem estamos aqui para "deixarmos a vida nos levar". Temos uma missão a cumprir: ensinar a palavra de Deus. Façamos isto com seriedade e santidade! 

Retirado

Retirado


DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -