Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 2 de março de 2018

A Forma como ele foi chamado

Ao chamar Samuel pelo nome, nosso Deus mostra que conhece e considera cada um de nós. O sacerdote Eli em nenhum momento consagrou Samuel, nem ungiu, nem transmitiu autoridade e nem nada.

 Razão

Ao relaxar em seu ministério, os filhos de Eli cedo ou tarde acabariam por deixar a lampada do Senhor se apagar no templo. Repare no verso 3. Deus precisa de alguém que tenha o compromisso de deixar a lampada sempre acesa.
Por isso Deus conta com você! Antes de Hofni e Finéias pensar em deixar a lampada se apagar, Deus já esta chamando você e dando visões e capacidade para assumir seu ministério e assim manter sempre a lampada acesa.
 Razão
Ao chamar Samuel, Deus logo lhe designa a sua primeira tarefa como servo do Senhor! Declarar a Eli a ruína da sua casa por causa do relaxo e descuido para com a casa de Deus
Logo percebemos que Deus precisa de um profeta que possa falar a verdade, doa a quem doer e custe o que custar. Deus levanta um profeta para manter a lampada do Espírito Santo acesa e também para falar tudo aquilo que o Senhor mandar. Profeta que só entrega mensagem de bença e prosperidade não profetizará por muito tempo.
Deus não se deixa escarnecer ora, com todos os nossos defeitos, será que nunca receberemos uma palavra de correção da parte de Deus?
 Razão
Samuel assumiu a responsabilidade que de profeta do Senhor. Mas logo surgiu outras responsabilidades as quais ele poderia ter rejeitado, que eram ser Juíz e Sacerdote além de ser Profeta.
Muitos querem ficar somente com a parte fácil e nunca querem pegar no pesado e no difícil. Samuel foi fiel a Deus e obediente ao aceitar todos os fardos que lhe foram confiados e ele executou suas tarefas com diligência e sabedoria.

Uma mulher israelita estéril era uma vergonha, mas uma mulher israelita, estéril e casada com um homem que tinha outra esposa fértil era uma humilhação extrema e este era o caso de Ana. Muitas mulheres na situação de Ana viveriam humilhadinhas e caladas, mas Ana era serva do Deus Todo Poderoso e ela não se conformou com sua situação negra de bolinhas escuras e foi à luta.
Não havia clínicas de fertilização in vitro naquela época, nada que se pudesse fazer do ponto de vista da ciência, então Ana apelou a quem poderia salvá-la da humilhação: buscou a Deus com todas as forças do seu coração e foi atendida. Ana fez uma aliança com Deus, se ela concebesse, seu filho seria consagrado ao Senhor e depois de desmamado, ela o entregaria no Templo, para que servisse a Deus todos os dias de sua vida.

Ana ficou grávida de Samuel e quando ele fez sete anos, Ana cumpriu sua parte na aliança com Deus e o levou ao Templo, onde ele ficou para servir a Deus. Como Deus deseja a felicidade de Seus servos, Ana deu à luz mais cinco filhos e Samuel ficou com o sacerdote Eli no Templo.

Deus nos escolhe bem antes de nossa concepção, ainda no ventre de nossas mães e Ele escolheu Samuel para ser o maior profeta de sua época e desde seu nascimento, tudo foi diferente na vida daquele garoto.

Samuel foi criado pelo sacerdote Eli que não era muito bom em termos de criação de filhos, mas Samuel era do Senhor e não aprendeu as coisas horríveis que os dois filhos de Eli faziam entre as cortinas do Templo.



Quando Samuel já era um adolescente e servia Eli no Templo, aconteceu uma coisa estranha. Era noite alta e Eli já estava deitado para dormir e Samuel também foi se deitar. De repente Samuel ouviu uma voz que o chamava pelo nome e disse: “Eis-me aqui.” (1 Samuel 3:4). E o jovem Samuel correu até Eli, pois julgou que a voz era do sacerdote, porém Eli respondeu: “Não te chamei eu, torna a deitar-te.” (1 Samuel 3:5). E Samuel foi se deitar.

A cena se repetiu por três vezes. Samuel não se dava conta que a voz que o chamava não era de Eli, mas do Senhor e da terceira vez o velho Eli disse a ele: “Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3:9). Eli entendeu que quem chamava Samuel era o Senhor.

O rapaz foi se deitar pela terceira vez e desta vez a voz chamou Samuel duas vezes: Samuel, Samuel! O rapaz respondeu ao chamado de Deus da maneira como foi instruído por Eli e ouviu do Senhor: “Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.” (1 Samuel 3:11-12).

Deus estava muito bravo com Eli, porque ele tinha conhecimento de todas as abominações que seus filhos praticavam e não os disciplinou, aliás, Eli nem os repreendeu. O que Deus disse a Samuel era bem duro de transmitir ao seu mentor espiritual e o jovem Samuel passou o resto da noite em claro, o sono fugiu por completo, mas logo cedo ele levantou e foi cuidar de suas obrigações no Templo.

Eli era um homem experiente e sabia que Deus estava levantando Samuel para ficar em seu lugar e assim que acordou ele chamou Samuel e disse: “Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou.” (1 Samuel 3:17).

Samuel não teve escolha e contou a Eli todas as palavras do Senhor, tintin por tintin, sem esconder nada. A reação de Eli foi a de um servo de Deus e ele falou: “Ele é o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.” (1 Samuel 3:18).

O tempo passou e Samuel cresceu e se fortaleceu física e espiritualmente e Deus estava com ele e nenhuma de suas palavras caiu por terra, tudo foi cumprido. Samuel foi se firmando como profeta do Senhor em todo Israel, que reconhecia nele um escolhido de Deus. Desde aquela primeira experiência, o Senhor continuou aparecendo a Samuel em Siló. Eli não teve um fim legal, nem ele e nem seus filhos, mas esta é outra história.


Deus não chama ninguém de forma genérica, Ele nos chama pelo nosso nome, porque Ele nos escolheu desde a fundação do mundo para determinada missão. É um privilégio servir ao Senhor e uma tremenda responsabilidade. O primeiro e fundamental passo para servir a Deus é reconhecer que Jesus é Deus, é Filho de Deus e que Deus ressuscitou Jesus dos mortos para nos dá vida e vida em abundância.

Assim como Ana, mãe de Samuel, não devemos nos deixar vencer pela humilhação, pelas derrotas, pelas tristezas. O negócio é lutar com Deus e receber Dele a bênção que precisamos para sair de qualquer situação. Nada nos é dado de mão beijada, sem nossa parcela de contribuição, sem nosso esforço pessoal, mas o principal é Deus quem providencia: a vitória. 

{ 3 comentários... read them below or Comment }

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -