Posted by : Francisco Souza
domingo, 11 de agosto de 2019
UMA DEFINIÇÃO DE DEUS
O tema é por demais vasto e sublime para uma definição completa e satisfatória; temos, porém, na revelação cristã, material necessário para uma definição cristã de Deus.
Somos justificados, portanto, em tentar essa definição, sabendo, embora, desde o principio, que, forçosamente, ela há de ser um tanto imperfeita. Ao finito não cabe definir o infinito. Ainda assim, tem valor a tentativa, porque ainda que se não consiga inteiramente atingir o alvo colimado, só o ato de procurar definir alguma coisa sempre a torna mais clara ao que empreende fazê-lo. A nossa justificação, por isso, está em que, tentando nós definir Deus, poderemos alcançar a respeito dele uma idéia mais clara e adequada.
Entende-se por. definição de Deus aquilo que se baseia na revelação cristã, ou cm Cristo. Descobrir a idéia que Jesus tinha com referência a Deus nossa tarefa. Sabemos que Jesus veio a este mundo a fim de revelálo aos homens, e sabemos também, com certeza, que cumpriu a sua missão, porque ele mesmo dissera aos discípulos certa ocasião: «Quem me vê a mim, vê o Pai.» Devemos, pois, trabalhar com denodo a fim de descobrir o que Jesus revelou acerca de Deus, por isso que, se alcançarmos isto, estaremos seguros de haver atingido a verdadeira idéia de Deus e um fundamento sólido para a nossa teologia sistemática.
Quanto ao método que vamos seguir nesta definição, será o mesmo usado por Jesus Cristo. Jesus não enunciou, um a um, os atributos de Deus, mas serviu-se de expressões compreensíveis e dos fatos mais importantes a seu respeito. O método de Jesus era mais sintético do que analítico, mais sugestivo que exaustivo. Jesus procurou dar uma idéia clara e precisa de Deus, mas não uma idéia analítica. É o mesmo método que desejamos adotar procurando dar uma definição de Deus, definição que não terá por fim esgotar o assunto, porque ninguém jamais conseguiu esgotá-lo. Limitar-nos. emos muitas vezes a simples sugestões em razão da impossibilidade de incluir numa definição tudo quanto dela deveria fazer parte. Trataremos, por isso, de selecionar e discutir os elementos essenciais acentuados pelo pr6prio Jesus, e assim poderemos adquirir uma noção mais perfeita de Deus.
A nossa definição de Deus é a seguinte: Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo.
Esta definição envolve os seguintes pontos, que passaremos a discutir:
2.1. A natureza de Deus: Ele é Espírito Pessoal.
2.2. O caráter de Deus: Ele é perfeitamente bom.
2.3. A relação de Deus para com o universo: Cria, sustenta e dirige tudo.
2.4. O motivo de Deus em suas relações para com tudo quanto existe: santo amor.
Estes pontos acima mencionados nos servirão de esboço para o desenvolvimento do assunto que temos em mira: A idéia cristã de Deus