Posted by : Francisco Souza
sábado, 24 de agosto de 2019
Elias e a Literatura bíblica
Nos livros da literatura bíblica de 1 e 2 Reis, a história
do profeta Elias deve ser vista em um contexto onde “os profetas são enviados
por Javé para exortar a que não se renegue o verdadeiro culto a Javé. Ele
dispõe de poderes milagrosos, e sua palavra se realiza. Esse elemento vale
também e sobretudo para os seus prenúncios da ruína do reinado e dos estados de
Israel e Judá. O arrependimento do rei pode provocar um adiamento da chegada da
desgraça (1 Rs 21.17-29; 2 Rs 22.15-20; 2 Rs 20.1-11).”15
No Antigo Testamento
Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma porção do
livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias.
O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro
do contexto da monarquia. Foi Elias que abriu caminho para outros profetas que
vieram depois dele. Mas Elias não possuía apenas um ministério de cunho
profético e social. Seu ministério também é usado na literatura bíblica em um
sentido escatológico. O profeta Malaquias predisse o aparecimento de Elias
antes “do grande e terrível dia do Senhor” (Ml 4.5).
No Novo Testamento
Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à
pessoa e ministério do profeta Elias. Jesus identifica João, o batista, como
aquele que viria no espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 1.14; 17.10-13). No
monte da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o
Salvador acerca da sua “partida” (Mt 17.3). Quando o Senhor censurou a falta de
fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de
Sarepta (Lc 4.5-26). No judaísmo dos tempos de Jesus, Elias era uma figura bem
popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus a acharem que
Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).16
Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17 à 22
do livro de 1 Reis, que cobre o período do reinado de Acabe, mostra que o
declínio religioso termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato
observamos que a mensagem profética de Elias visava primeiramente a produção de
arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isso é visto claramente
quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia sido
profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós
revelada na história do profeta Elias, que a graça de Deus é maior do que o
pecado e suas consequências.
Fomos alcançados por essa graça!