Posted by : Francisco Souza
segunda-feira, 2 de setembro de 2019
Elias e a monarquia
Buscando a justiça social
Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos
profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro
de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o pioneiro a atuar dessa forma. Na
verdade, as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca
do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca
como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser
percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela esse
fato de uma forma muita clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e
denunciado pelo profeta Elias pela forma injusta como agiu!
Os expositores bíblicos
comentam que:
“O famoso episódio da vinha de Nabote (capítulo 21) ilustra a
extensão do pecado de Acabe e sela o seu destino. Nabote era um cidadão cuja
propriedade era vizinha ao palácio em Samaria. O rei queria anexar a vinha de
Nabote às propriedades reais, mas a antiga lei israelita proibia a venda de uma
herança. A ideia pareceu absurda para Nabote (v.3) e Acabe tinha respeito
suficiente pela lei para saber que ele não conseguiria fazer Nabote voltar
atrás em sua decisão (v.4).
Sendo a filha do rei de Sidom, Jezabel supôs que o rei de
Israel deveria estar acima da lei, como era o caso em outros países. Ela tomou
para si a responsabilidade de resolver a questão. Mediante traição, engano e o
assassinato de Nabote, ela adquiriu a vinha para Acabe. Mais uma vez, o profeta
Elias estava lá para anunciar o julgamento (w. 17-24). Acabe “se vendeu para
fazer o que era mau perante o Senhor” (v.25; ver também o v. 20). Como
resultado disso, Elias declarou que a dinastia de Acabe seria completamente
destruída.”13
Restauração do culto
Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias
políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto
diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A
religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis
hebreus. Nos dias do profeta Elias, as ações de Acabe e sua mulher Jezabel
sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o
verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma
que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu
lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de
Deus, coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em
ruínas (1 Rs 18.30).
comenta que a prioridade do
profeta Elias foi reparar o altar. Isso foi feito rapidamente visto que ele
pode ter contado com a ajuda do próprio povo. Esse altar foi reparado
especificamente para aquele momento. Poole ainda observa que esse altar fora
construído pelos antepassados objetivando a oferta do sacrifício, mas por haver
sido negligenciado necessitava de reparos. Os danos causados a esse altar, que
estava quebrado, pode ter sido feito pelos próprios sacerdotes de Baal ou por
seguidores do baalismo que rivalizavam com o culto ao Deus verdadeiro.14