Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 30 de dezembro de 2019


DOUTRINA DE CRISTO EM NOSSA VIDA 


1. Graça: É o poder dinâmico de Deus que provêm imerecidamente para  capacitar o homem a desejar e fazer a Sua vontade (Fp.2:13; Ico.1:4,5; IITm.1:9;  Tg.1:18; IICo.3:5; Hb.13:21; Is.26:12; Jr.10:23; Pv.16:9; 20:24; ICo.15:10).    2. Predestinação: É o conselho ou decreto de Deus concernente aos homens  decaídos, incluindo a eleição soberana de uns e a justa reprovação dos restantes  (Rm.8:29,30; 9:11‐24; Ef.1:5,11).   Os dois aspectos da predestinação são:  

(a)  Eleição: É o ato eterno de Deus pelo qual Ele, em seu soberano beneplácito, e  sem levar em conta nenhum mérito previsto nos homens, escolhe um certo  número deles para receberem a graça especial e a salvação eterna.   

(b)  Reprovação: É o decreto eterno de Deus pelo qual Ele determinou deixar de  aplicar a um certo número de homens as operações de sua graça especial, e  puní‐los por seus pecados, para a manifestação da sua justiça. Os dois aspectos  da reprovação são preterição e condenação.


3. Vocação: Vocação ou chamada é o ato de graça pelo qual Deus convida os  homens, através de Sua Palavra, a aceitarem pela fé a salvação providenciada  por Cristo. (ICo.1:9; ITs.2:12; IPe.5:10; Mt.11:28; Lc.5:32; Jo.7:37; At.2:39;  Rm.8:30; ICo.1:24,26;7:15; Gl.1:15; Ef.4:1;4:4; IITs.2:14; IITm.1:9; Ipe.2:9;5:10).   

4. União: É a ligação íntima, vital e espiritual entre Cristo e o Seu povo, em razão  da qual Ele é a fonte da sua vida e poder, da sua bem‐aventurança e salvação  (Ef.5:32; Cl.1:27).   

5. Regeneração: É o ato de Deus pelo qual o princípio de uma nova vida é  implantado no homem, e a disposição dominante de sua alma é tornada santa.

É  a comunicação de vida divina à alma, que implica numa completa mudança de  coração (Ez.11;19; 18:31; 36:26; Jr.24:7; Rm.6:4; Ef.2:6; Cl.2:12; Jo.5:21; Jo.6:63;  10:10,28; Rm.6:11,13; IJo.5:11,12; Ef.2:1,5; Cl.2:13; IIPe.1:4; Jo.1:12; 3:3,5;  IJo.3:1).


6. Conversão: É o ato exterior, visível e prático da salvação operada na vida do  pecador regenerado (Lc.22:32).   Os dois aspectos da conversão são:   (a) arrependimento: é o aspecto negativo da conversão, porque implica no  abandono do pecado e em dizer não para as coisas pecaminosas.   (b) fé: é o aspecto positivo da coversão, porque implica em voltar em direção a  Deus e em dizer sim para a sua palavra. 

7. Arrependimento: É a mudança voluntária e consciente, produzida na vida do  pecador, efetuada pelo Espírito Santo, a qual atinge sua mente, seus sentimentos  e conduz o pecador ao abandono voluntário do pecado (Mt.21:28‐30;  IICo.7:9,10).     

8. Fé: É um firme e seguro conhecimento do favor de Deus, para conosco,  fundado na verdade de uma promessa gratuita em Cristo, e revelada às nossas  mentes e seladas em nossos corações pelo Espirito Santo (As Institutas, III, 2,7,  Calvino).

9. Justificação: É um ato judicial de Deus, no qual Ele declara, com base na justiça  de Jesus Cristo, que todas as reivindicações da lei estão satisfeitas a favor do  pecador (At.13:39; Rm.5:1,9; 8:30‐33; Ico.6:11; Gl.2:16; Gl.3:11). Na justificação  estão incluídos o perdão, a adoção, a substituição vicária e a imputação.   Os dois aspectos da justificação são:   

(a) Remissão ou Perdão (aspecto negativo/a dívida é anulada): É o resultado da  morte de Cristo e se dá por meio da substituição, na qual, Cristo nosso Cordeiro  Pascal se oferece para morrer em nosso lugar.   

(b) Adoção (aspecto positivo/o crédito é imputado): É o resultado da ressurreição  de Cristo e se dá por meio da imputação, na qual a justiça de Cristo, que dá o  direito legal à adoção, é imputada ao crente. A regeneração opera uma filiação  moral enquanto que a adoção opera uma filiação legal.     
10. Remissão ou Perdão: É o aspecto negativo da justificação, pois quando Adão  pecou, ele foi condenado pelo que fez de errado (iniquidade), como também  pelo que deixou de fazer de certo, errando o alvo (pecado). Adão, então pecou

por ação (iniquidade = pecado consciente, voluntário, transgressão) e omissão  (pecado, leia IJo.3:4). Cristo em sua obra vicária corrigiu os erros de Adão,  obedecendo passiva e ativamente, negativa e positivamente os mandamentos de  Deus, pois a lei inclui mandamentos negativos (não adulterarás, etc) e  mandamentos positivos (amarás a Deus, etc). 

O perdão é, portanto o ato judicial de Deus pelo qual ele concede ao pecador, na cruz, 
os benefícios resultantes da obediência passiva de Cristo. 
O perdão é resultado da morte de Cristo enquanto que a adoção (o aspecto positivo da justificação) é resultado da ressurreição de  Cristo (Rm.4:25). Na morte Cristo aniquilou o pecado, na ressurreição trouxe  justiça. 

O perdão é operado mediante a substituição, a justiça é concedida por  meio da imputação. O perdão é concedido na cruz. A justiça é imputada no  tribunal de Deus (IPe.3:18).















NOTA: Remissão não é o mesmo que redenção. Veja redenção no item 17.     

11. Adoção: É o ato judicial de Deus, resultado prático da regeneração, pelo qual  Ele declara seus filhos emancipados e herdeiros da vida eterna (Tt.3:7). Adoção  não deve ser confundida com regeneração, pois na adoção Deus coloca o pecador que já é seu filho regenerado na posição de filho adulto. Na adoção não  há transformação interior (moral). A adoção não muda o interior do pecador,  muda a sua posição perante Deus. Deus não adota pecadores não regenerados,  Deus só adota aqueles que já são seus filhos.     

12. Imputação: É o ato de Deus pelo qual Ele debita meritoriamente na conta da  humanidade o pecado de Adão, e judicialmente na conta de Cristo o pecado da  humanidade, e gratuitamente na conta da humanidade a justiça de Cristo.  Imputação significa "debitar", "atribuir responsabilidade" ou "lançar na conta de  alguém". Paulo ensina esta doutrina quando assume a dívida de Onésimo. Do  mesmo modo Jesus Cristo tomou a nossa dívida (Fm.18,19).     


13. Substituição: É o ato judicial de Deus pelo qual Ele pune os pecadores pelos  seus pecados, provendo um substituto qualificado, sobre o qual recaiu todo o  pecado e a culpa imputados à humanidade por causa do pecado de Adão  (Is.53:4‐7; Ico.5:7).

Um substituto qualificado deveria possuir:

(a) Perfeita Encarnação: deveria ter natureza humana completa para poder  representar adequadamente a humanidade (Hb.2:14‐17; 5:1; Jo.1:14).   (b) Perfeita Identificação: deveria ter uma profunda identificação com o  sofrimento humano (Hb.4:15; Hb.2:18; Hb.5:2,3). A nossa identificação com  Cristo é tão perfeita que somos identificados com Ele na sua morte (Rm.6:3;  Cl.2:12).   

(c) Perfeita Santidade: Um homem comum não seria um bom representante da  raça humana. O substituto deveria ser santo, inocnete, sem mácula, separado  dos pecadores (Hb.7:23‐27). Um mortal comum não poderia salvar ninguém, pois  sendo mortal, não se salvaria nem a si mesmo.       14. Santificação: É a graciosa e contínua operação do Espirito Santo pela qual Ele  liberta o pecador justificado da corrupção do pecado, renova toda a sua natureza  à imagem de Deus, e o capacita a praticar boas obras. 



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