Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 30 de dezembro de 2019




DOUTRINA DE CRISTO  

Jesus tinha doutrina própria. E era uma doutrina nova, pois quando pregava os Judeus ficavam admirados, pois era diferente do que estavam acostumados a ouvir no templo ou nas sinagogas. “E aconteceu que, concluindo Jesus o discurso, a multidão se admirou da sua doutrina” (Mt. 7:28). Foi o fim do sermão da montanha. Num Sábado, Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar.

Os ouvintes maravilhados da sua doutrina, ouviam atentos. Estava  ali um homem com um espírito imundo que foi libertado “E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem” (Mc. 1:21-28). Os sacerdotes que serviam no templo achavam normal vender pombos, ovelhas e bois para os sacrifícios. Havia no templo uma verdadeira feira. Jesus expulsou os cambiadores, dizendo: “Está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração. Mas vós a tendes feito covil de ladrões” (Mc. 11:17). “Os escribas e os príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar, porque toda a multidão estava admirada da sua doutrina” (Mc. 11:18).

1. Graça: É o poder dinâmico de Deus que provêm imerecidamente para  capacitar o homem a desejar e fazer a Sua vontade (Fp.2:13; Ico.1:4,5; IITm.1:9;  Tg.1:18; IICo.3:5; Hb.13:21; Is.26:12; Jr.10:23; Pv.16:9; 20:24; ICo.15:10).    

2. Predestinação: É o conselho ou decreto de Deus concernente aos homens  decaídos, incluindo a eleição soberana de uns e a justa reprovação dos restantes  (Rm.8:29,30; 9:11‐24; Ef.1:5,11).   Os dois aspectos da predestinação são:   

(a)  Eleição: É o ato eterno de Deus pelo qual Ele, em seu soberano beneplácito, e  sem levar em conta nenhum mérito previsto nos homens, escolhe um certo  número deles para receberem a graça especial e a salvação eterna.   

(b)  Reprovação: É o decreto eterno de Deus pelo qual Ele determinou deixar de  aplicar a um certo número de homens as operações de sua graça especial, e  puní‐los por seus pecados, para a manifestação da sua justiça. Os dois aspectos  da reprovação são preterição e condenação.


PENSAMENTO: A soberania divina e a soberania humana certamente são  contraditórias entre si, mas a soberania divina e a responsabilidade humana,  não.   3. Vocação: Vocação ou chamada é o ato de graça pelo qual Deus convida os homens, através de Sua Palavra, a aceitarem pela fé a salvação providenciada  por Cristo. (ICo.1:9; ITs.2:12; IPe.5:10; Mt.11:28; Lc.5:32; Jo.7:37; At.2:39;  Rm.8:30; ICo.1:24,26;7:15; Gl.1:15; Ef.4:1;4:4; IITs.2:14; IITm.1:9; Ipe.2:9;5:10).     

4. União: É a ligação íntima, vital e espiritual entre Cristo e o Seu povo, em razão  da qual Ele é a fonte da sua vida e poder, da sua bem‐aventurança e salvação  (Ef.5:32; Cl.1:27).     5. Regeneração: É o ato de Deus pelo qual o princípio de uma nova vida é  implantado no homem, e a disposição dominante de sua alma é tornada santa. É  a comunicação de vida divina à alma, que implica numa completa mudança de  coração (Ez.11;19; 18:31; 36:26; Jr.24:7; Rm.6:4; Ef.2:6; Cl.2:12; Jo.5:21; Jo.6:63;  10:10,28; Rm.6:11,13; IJo.5:11,12; Ef.2:1,5; Cl.2:13; IIPe.1:4; Jo.1:12; 3:3,5;  IJo.3:1).

6. Conversão: É o ato exterior, visível e prático da salvação operada na vida do  pecador regenerado (Lc.22:32).   Os dois aspectos da conversão são:   

(a) arrependimento: é o aspecto negativo da conversão, porque implica no  abandono do pecado e em dizer não para as coisas pecaminosas.   (b) fé: é o aspecto positivo da coversão, porque implica em voltar em direção a  Deus e em dizer sim para a sua palavra.    

7. Arrependimento: É a mudança voluntária e consciente, produzida na vida do  pecador, efetuada pelo Espírito Santo, a qual atinge sua mente, seus sentimentos  e conduz o pecador ao abandono voluntário do pecado (Mt.21:28‐30;  IICo.7:9,10).     

8. Fé: É um firme e seguro conhecimento do favor de Deus, para conosco,  fundado na verdade de uma promessa gratuita em Cristo, e revelada às nossas  mentes e seladas em nossos corações pelo Espirito Santo

9. Justificação: É um ato judicial de Deus, no qual Ele declara, com base na justiça  de Jesus Cristo, que todas as reivindicações da lei estão satisfeitas a favor do  pecador (At.13:39; Rm.5:1,9; 8:30‐33; Ico.6:11; Gl.2:16; Gl.3:11). Na justificação  estão incluídos o perdão, a adoção, a substituição vicária e a imputação.   Os dois aspectos da justificação são:  

(a) Remissão ou Perdão (aspecto negativo/a dívida é anulada): É o resultado da  morte de Cristo e se dá por meio da substituição, na qual, Cristo nosso Cordeiro  Pascal se oferece para morrer em nosso lugar.   

(b) Adoção (aspecto positivo/o crédito é imputado): É o resultado da ressurreição  de Cristo e se dá por meio da imputação, na qual a justiça de Cristo, que dá o  direito legal à adoção, é imputada ao crente. A regeneração opera uma filiação  moral enquanto que a adoção opera uma filiação legal.

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