Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Cristo é o Nosso Redentor:   


(1)     Ele se fez nosso parente próximo (Hb.2:14,15; Fp.2:7); 

(2)     Ele pagou com seu sangue (At.20:28; IPe.1:18; ICo.6:20); 

(3)     Ele nos resgatou voluntariamente (Jo.10:17,18); 

(4)     Ele não tinha pecado (Hb.5:15; IICo.5:21).

Reconciliação: É a operação graciosa de Deus pela qual Ele reconcilia os  pecadores consigo mesmo, por meio da morte de Jesus Cristo, removendo a  inimizade (IICo.5:18‐21; Cl.1:20‐22). O termo usado no antigo Testamento para  reconciliação é expiação.   Os dois aspectos da reconciliação são: 

(a)     Expiação: A reconciliação (no grego = katallagê) tem seu aspecto negativo  na expiação, que enfatiza a morte de Cristo para o perdão dos pecados em  relação ao homem. (A justificação possui aspectos semelhantes a reconciliação:   É negativa e positivamente considerada: (a) Perdão e (b) Adoção). A expiação é a  remoção da causa da inimizade do homem (Rm.5:10). Na expiação a fraqueza, a  impiedade e o pecado (mencionados em Rm.5:6‐8), fatores causadores da  inimizade são removidos. Portanto expiação é o cancelamento da fraqueza  (Rm.5:6), da impiedade (Rm.5:6) e especialmente do pecado (Rm.5:8; Ijo.1:29;  At.3:19). Na expiação a ação se dirige para aquilo que provocou o rompimento  no relacionamento, e se ocupa com a anulação do ato ofensivo.

(b)     Propiciação: É a reconciliação em seu aspecto positivo, e por isso vai além  da expiação, pois
enfatiza a morte de Cristo em relação a Deus. Na propiciação a  ação se dirige para Deus, a pessoa ofendida. O propósito da propiciação é alterar  a atitude de Deus, da ira para a boa vontade e favor. Na propiciação é a ira que é  removida (Rm.5:9,10) e a amizade de Deus é restaurada. Não é o caso de Deus  mudar, mas sim de que sua ira é desviada (Sl.78:38; 79:8; Em Ex.32:14 o termo  arrepender é wayyinnahem, no hebraico, e hilaskomai, no grego, que significa  "ser propício". É também usado em Lm.3:42; Dn.9:19; IIRs.24:4. É claro que se  trata de linguagem poética, pois há passagens em que se diz que Deus se  arrependeu de fazer o bem, como em Jr.18:10, como se o bem fosse causa para  arrependimento).   Na expiação Cristo ofereceu‐se pelos os homens, na propiciação Ele ofereceu‐se  à Deus (Hb.9:13,14; IPe.3:18). A expiação extingue o pecado (a inimizade contra  Deus), a propiciação extingue a penalidade do pecado (a ira de Deus) que é  desviado para a cruz de Cristo (Rm.3;25; Rm.1:18,24,26).

19.Renovação: É a operação graciosa de Deus que inclui todos aqueles processos  de forças espirituais subsequentes ao novo nascimento e decorrentes dele  (Sl.51:10;103:5; Is.40:31;41:1; Cl.3:10).   20. Glorificação ou Ressurreição: É a operação divina pela qual o crente  regenerado há de ressuscitar corporalmente, tendo seu corpo abatido,  transformado à semelhança do corpo glorioso do Senhor Jesus (Fp.3:21; ITs.4:1317; IJo.3:2).     Conclusão: não foram apresentados todos os aspectos envolvidos em cada um  dos 20 itens aqui descritos. O assunto é vasto e interminável, na teologia  sistemática, principalmente na soteriologia, por isso apresentei um resumo do  que considerei mais importante sobre o assunto. Outros aspectos poderão ser  encontrados por um.

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