Posted by : Francisco Souza domingo, 12 de janeiro de 2020




O rei Josafá de Judá junta forças com o rei Acabe de Israel 


(I REIS 22) O rei Josafá de Judá junta forças com o rei Acabe de Israel para lutar contra os sírios. Eles ignoram o alerta do profeta Micaías e vão à guerra. Acabe é morto por uma flecha. Os reinados de Josafá e Acazias são resumidos no texto.

I. O Fim do Reinado de Acabe (22.1-40) A. Acabe e Josafá (22.1-4): O rei Josafá de Judá e Acabe concordam em fazer uma aliança para lutar contra os sírios. B. Acabe e os profetas (22.5-28): A pedido de Josafá, Acabe pergunta a vários profetas se ele deve ir à guerra contra Ramote-Cileade. 
1. Os profetas de Acabe (22.5-6, 10-12): Os profetas de Acabe, por volta de 400 ao todo, asseguram-lhe vitória. 
2. O profeta do Senhor (22.7-9, I 5-28): Um profeta do Senhor cha mado Micaías é tra/ido perante o rei Acabe, que pergunta se Isra el sairá vitorioso da guerra.
a. O que ele diz (22.13-16): No início, Micaías concorda com os outros profetas, mas Acabe ordena que ele diga a verdade.

b. O que ele viu (22.1 7-23): Numa visão, Micaías viu os israelitas sendo massacrados como ovelhas porque seu pastor (Acabe) havia sido morto. Ele também teve uma visão de que o Senhor permitia que um espírito inspirasse os profetas de Acabe a mentir.
c. O que ele sugere (22.24-28): Depois do protesto dos profetas de Acabe, Micaías o instrui a esperar e ver se suas profecias estão corretas. C. Acabe e os sírios (22.29-40): Os dois reis decidem ir à guerra.
1. A vestimenta real (22.29-33): O rei Acabe disfarça-se para não parecer rei, enquanto Josafá veste-se com roupas reais. Os sírios vêem Josafá e o perseguem, mas desistem quando percebem não se tratar do rei Acabe.
2. A flecha perdida (22.34-40): Uma flecha inimiga, atirada ao acaso, acerta e fere mortalmente o rei Acabe. Mais tarde, os cães lambem seu sangue, conforme profetizado por Elias e Micaías.

II. Os Eventos d o R einado de Josafá (22.41-50): O quarto governante de Judá, Josafá, é considerado bom de forma geral, embora o relato a seu respeito tenha coisas boas e ruins, incluindo a permissão para que santuários pagãos permanecessem, a paz com Israel, a remoção de todos os santuários de prostituição e a construção de uma frota de navios mercantes que são afundados antes mesmo de navegar.

III. A M aldade d o Reinado de Acazias (22.51-53): O oitavo governante de Israel, Acazias, é declarado ímpio por continuar o pecado de Jeroboão de idolatria em Israel.

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