Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Mordecai é honrado por sua lealdade, e Hamã é enforcado.
ESTER 6-10 Mordecai é honrado por sua lealdade, e Hamã é enforcado. Os judeus têm permissão de defender-se de seus inimigos e Mordecai é promovido. Os judeus defendem-se com sucesso e a Festa do Purim é criada para comemorar o evento. Mordecai torna-se primeiro-ministro.
I. Honra a Mordecai (6.1-14)
A. A descoberta (6.1-3): Certa noite, o rei Assuero ouve um servo ler os relatos históricos para ajudá-lo a dormir. Ele toma consciência do papel de Mordecai ao salvar sua vida e de que Mordecai nunca fora recompensado por seu feito.
B. A discussão (6.4-9): O rei nota Hamã chegando para visitá-lo. As aspirações de Hamã (6.4-5): Hamã pede a permissão do rei para enforcar Mordecai. A arrogância de Hamã (6.6): O rei pergunta a Hamã o que se deve fazer a alguém que lhe agrade. Hamã pressupõe erroneamente ser ele a pessoa quem o rei quer recompensar. A resposta de Hamã (6.7-9): Hamã diz para o rei vestir tal pessoa com trajes reais e honrá-la publicamente.
C. A decisão (6.10-14). A tarefa de Hamã (6.10-11): O rei ordena que Hamã organize tal evento para Mordecai. A apreensão de Hamã (6.12-14): Um Hamã humilhado é alertado por sua esposa e seus amigos que seria fatal continuar a trama contra Mordecai.
II. Forca para Hamã (7.1-10)
A. A traição descoberta (7.1-6): Durante o segundo banquete, Ester conta ao rei sobre a trama de Hamã para matar a ela e ao seu povo.
B. A virada de mesa (7.7-10): O rei furioso ordena que Hamã seja morto na própria forca construída
para Mordecai.
III. A juda para os Judeus (8.1-9.16): Ester ainda precisa esforçar-se para salvar o seu povo de ser aniquilado no dia marcado.
A. A angústia de Ester (8.1-6): Ester implora para o rei inverter a ordem de Hamã quanto a matar os judeus.
B. As ações do rei (8.7-1 7)
1. A proclamação (8.7-14): O rei emite um novo decreto, permitindo que os judeus se defendam contra aqueles que tentarem matá-los.
2. A celebração (8.15-1 7): Por causa do decreto real, os judeus de todo o império regozijam-se.
C. A vingança dos judeus (9.1-16): Os judeus matam muitas centenas de pessoas no dia marcado e o rei concede o pedido de Ester depermitir que eles se defendam por mais um dia. Mais de 75 mil agressores são mortos, inclusive os dez filhos de Hamã.
IV. A Consagração d o Dia (9.1 7-10.3)
A. O anúncio do Purim (9.1 7-32): Uma festa especial de dois dias é decretada, a ser celebrada anualmente como lembrança do livramenlo dos judeus das mãos de seus inimigos.
B. O progresso de Mordecai (10.1-3): Mordecai torna-se primeiroministro de toda a Pérsia, apenas abaixo do rei em poder.
200 206 v 736
Related Posts :
- Back to Home »
- Estudo Biblico »
- Mordecai é honrado por sua lealdade, e Hamã é enforcado.