Posted by : Francisco Souza
domingo, 1 de março de 2020
Deus permite que Satanás teste a fidelidade de Jó
Jó 1-2 Jó é apresentado. Deus permite que Satanás teste a fidelidade de Jó, tiranilo ludo o que ele tem. Jó reage com grande dor, mas adora a Deus. Satanas acusa Jó novamente e o ataca com tumores. A esposa de Jó sugere que ele amaldiçoe a Deus e morra, mas Jó permanece fiel. Três dos ami-gos de Jó chegam e se lamentam com ele.
I. O Prestígio d e Jó (1.1-5)
A. Sua fé (1.1): "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal".
B. Sua fortuna (1.3): "Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente".
C. Sua família (1.2, 4-5): "Nasceram-lhe sete filhos e três filhas".
II. A D or de Jó (1.6-22; 2.1-10): Por razões desconhecidas a Jó, ele sofre duas seqüências de tragédias. A. O relato de suas provações (1.13-19; 2.7-8). Primeira seqüência (1.13-19): Certo dia, Jó experimenta quatro terríveis tragédias: os sabeus roubam todo o seu gado e suas jumentas e matam seus servos. Fogo desce dos céus e queima suas ovelhas e seus pastores. Os caldeus levam todos os seus camelos e matam seus servos. Por fim, um forte vento derruba a casa onde seus filhos e suas filhas se encontravam, matando a todos. Segunda seqüência (2.7-8): Jó é atacado de tumores doloridos, dos pés à cabeça. O motivo de suas provações (1.6-12; 2.1-6): Todas as provações de Jó resultam de dois confrontos entre Deus e Satanás. O primeiro confronto (1.6-12): O primeiro confronto dá origem à primeira seqüência de tragédias de Jó. A reunião (1.6-7): "Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles".
A. A avaliação (1.8): "Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?"
B. A acusação (1.9-11): Satanás escarnece, dizendo que Jó só serve a Deus porque é abençoado. Satanás diz que, se toda as bênçãos de Jó forem retiradas, ele amaldiçoará o Senhor. O acordo (1.12): Deus dá a Satanás permissão para fazer qualquer coisa a tudo o que Jó possui, mas nenhum dano físico. O segundo confronto (2.1-6): O segundo confronto dá início à segunda seqüência de tragédias de Jó.
a. A recapitulação (2.1-3): Deus lembra a Satanás que Jó tem permanecido fiel, apesar das provações.
b. A reprovação (2.4-5): Satanás responde: "Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!" A restrição (2.6): Deus permite que Satanás tire a saúde de Jó, mas não a sua vida.
C. A reação às suas provações (1.20-22; 2.9-10)
1. Após a primeira seqüência de tragédias (1.20-22): Jó está profundamente afligido, mas reconhece que veio ao mundo sem nada e sem nada retornará. Cônscio disso, ele escolhe louvar ao Senhor, em vez de amaldiçoá-lo.
2. Após a segunda seqüência de tragédias (2.9-10): Apesar das incitações de sua esposa, que diz "Blasfema de Deus, e morre", Jó não peca nas coisas que diz.
III. A Misericórdia po r Jó (2.11-13): Três dos amigos de Jó chegam para confortá-lo em sua tristeza.
A. Quem são eles (2.11): Seus nomes são Elifaz, Bildade e Zofar.
B. O que eles fazem (2.12-13): Vendo Jó, eles se afligem, lamentam em alta voz e lançam pó ao ar. Sentam-se com ele no chão por uma semana, sem proferir uma só palavra.
202 736
Related Posts :
- Back to Home »
- Estudo Biblico »
- Deus permite que Satanás teste a fidelidade de Jó