Posted by : FrTutorial no Brasil sábado, 17 de agosto de 2013

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17). O substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova vida.
Essa significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito).
Por exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc. Em I Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração. Em Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…

Em Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Em Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz.Portanto, a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em “santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus 19.28). etc.

No Antigo Testamento, por exemplo, apesar da palavra regeneração não está explicitamente presente como Novo, contudo, a idéia se faz presente em vários contextos similares. Em Ezequiel, por exemplo, Deus conclama uma transformação radical para o homem, dizendo; E LHES DAREI UM SÓ CORAÇÃO, E UM ESPÍRITO NOVO POREI DENTRO DELES…(Ez. 11.19a- 18.31) e outros versículos similares.

SIGNIFICADO da REGENERAÇÃO.
REGENERAÇÃO: transformação moral e espiritual do crente, segundo a imagem de Cristo, de tal modo, a produzir um ser moral semelhante a Cristo, no fim do processo.
Do lado divino de observação, a mudança de coração é chamada de REGENERAÇÃO, de novo nascimento; e do lado humano é chamada de CONVERSÃO.

A ALMA É PASSIVA; NA CONVERSÃO; POREM É ATIVO.

( João 3.5—10;10,28- I João 5;11,12) como a concessão de uma nova natureza (II Pedro 1.4) ou coração novo (Jeremias 24.7- Ezequiel 11;19—36;26) e a produção de uma nova criação (II Corintios 5.17).
As Escrituras apresentam a regeneração como uma obra de Deus; mas há numerosos meios e exigências envolvidos na experiência, que são apresentados da seguinte maneira:
 Somos nascidos NÃO da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João 1.13). Tiago diz SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE (Tiago 1.18).

A morte e ressurreição de Cristo. Precisamos lembrar que o nascimento é concedido mediante a fé no Cristo crucificado (João 3.14-16) e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (I Pedro 1.3). Sendo de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus.(I Pedro 1.23a) O mesmo pensamento é expresso em João 3.5 e Tiago 1.18, respectivamente. De Efésios 5.26, aprendemos que a nossa purificação é relacionada à Palavra de Deus. E a passagem de João 15.3, expressa o significado do argumento. Isso não significa regeneração batismal, e sim, regeneração moral e metafísica. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo não teríeis contudo muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo (Corintios 4.15- Gálatas 4.19). Pelo Espírito Santo, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra) e do Espírito (Espírito Santo), não pode entrar no reino de Deus. (João 3.5). E outros contextos similares.
NASCIMENTO- Deus o Pai é quem o gerou, e o crente é nascido de Deus (I João 5.1) nascido do Espírito (João 3.3,5,6), nascido do alto (tradução literal). Esse termo refere-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus (João 1.12,13 etc).

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