Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 1 de março de 2018

Metáforas do sal

METÁFORAS DO SAL

Jesus usou a mesma idéia do sal fora do saleiro, por meio de outros elementos contagiantes, quais sejam: o grão de mostarda e o fermento, elementos que penetram e que atingem outras realidades para além de si mesmos em alguns outros contextos, no Novo Testamento. Vejamos Mateus 13:31-32:

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos."

Nesta parábola a do grão de mostarda , Jesus usa uma outra linguagem, uma outra figura, um novo elemento, uma outra metáfora, no entanto trazendo a mesma idéia de que o reino de Deus é contagiante, alterando o que está à sua volta, penetrando nos ambientes e situações exteriores, modificando-os. Interessante neste texto é que há uma dinâmica nele, a qual é de dentro para fora:

Metáforas do sal

METÁFORAS DO SAL

"(...) O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda".

O Reino dos Céus é assemelhado a uma semente, a qual é plantada na terra, enterrada, portanto; germinando, sai da terra, vindo de dentro para fora. Ele o Reino dos Céus aparece é do lado de fora, porém vindo de conteúdos essenciais interiores; originando-se do sêmen, da semente, da essência de vida.
O segundo elemento de que Jesus lança mão: o fermento , enfocando a mesma idéia, encontra-se em Mateus 13:33:

"Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado."

Aqui também há uma dinâmica: começa em um ponto, indo para outro, ou seja, de conteúdos afirmados que crescem, impregnando e invadindo outros mundos, outros ambientes.
Parece que ao afirmar imagens desse tipo Jesus está afirmando, sobretudo, um princípio do Reino de Deus, o qual só tem sua eficácia, sua razão de ser se puder manter tal dinâmica que vem de dentro para fora, de um ponto para o outro, ou esta de manter a diferença enquanto está presente, dando gosto onde há desgosto, proporcionando vida onde há morte e desesperança, num processo sucessivo de relações comunitárias impregnadas pela consciência da presença de Deus na vida daqueles que chamam ao Pai de Jesus Cristo de "Meu Pai".


DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -