Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 1 de março de 2018

O QUE É SER SAL DA TERRA ?

O QUE É SER SAL DA TERRA ?

"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." (Mateus 5:13)

Nos dias de Jesus, todos os grupos religiosos de Israel viviam como sal dentro do saleiro. Alguns deles não mereciam nem ser chamados de sal, porque tinham perdido completamente o sabor. A santidade, existencialmente, começa dentro, no interior do indivíduo, mas tem sua representação na secularidade, no mundo. Os conteúdos cristãos tem que ser colocados de maneira que a sociedade humana os perceba, a fim de que o desejo de Jesus se cumpra; para que, vendo o caráter da Igreja e suas ações, o nome do Pai, que está nos céus, seja glorificado. Isto é ver a reprodução do "jeito" de Deus no mundo, nos Seus filhos que, à semelhança do Pai, são bondosos, generosos, sensíveis para amar e perdoar, humanos, intensamente apaixonados pela obra, comprometidos com a missão, conscientes do seu tempo e da sua hora e da responsabilidade para com Deus e para com o mundo, respondendo a este com o mesmo amor com o qual Deus reage todos os dias, fazendo vir sol sobre maus e bons e chuva sobre justos e injustos:

"(...) porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos." (Mateus 5:45)

Com isso Jesus estava querendo dizer:
"Vivendo assim, afeta-se de tal modo a sociedade humana, constrangendo-a de maneira tão profunda, impactando a 'consciência' do planeta, que se força ainda que sem palavras, sem alardes, sem pressões, sem manipulações e sem tirania , o mundo, a despeito da vontade e da consciência deste. Deste modo, força-se o planeta a glorificar o vosso Pai que está nos céus."
No entanto, nos tempos de Jesus, não havia essa visualização de se ter um grupo humano vivendo em nome de Deus as implicações de uma fé que produzisse no coração da sociedade humana essa resposta de perplexidade, de êxtase diante da verificação da presença de Deus na vida de Seus filhos. Ao contrário, havia grandes grupos religiosos vivendo, cada um a seu modo, uma vida seca, estéril, oca e concomitantemente alienada do planeta, cheios de motivações religiosas e vazios de Deus. E quase sempre as motivações religiosas daqueles grupos os impeliam a uma relação de distanciamento do resto da vida em sociedade, por razões as mais distintas. Havia, por exemplo, o grupo dos essênios, os quais viviam às margens do Mar Morto, afirmando, da maneira mais maniqueísta possível, a divisão entre o bem e o mal no mundo, além de acharem que eram a semente dos filhos da luz do planeta, e que o resto da humanidade estava fadada à condenação e ao juízo. Por isso, o movimento dos essênios foi de retração não apenas física e geográfica, mas de alienação espiritual, mental, quase que total, acerca do que acontecia com o resto da história humana, especialmente com Israel.
Havia também o grupo dos fariseus, os quais não viviam separados, mas que assumiram para si uma "superioridade religiosa", os quais se concebiam como o grupo religioso mais acentuadamente preocupado com as obrigações e realizações dos caprichos divinos na Terra. Caíram num literalismo total relativo à Palavra de Deus. Se Deus dizia:
O QUE É SER SAL DA TERRA ?


O QUE É SER SAL DA TERRA?


"Guarda a Palavra na tua cabeça."


Eles amarravam uma caixinha de couro na cabeça com um pedacinho da Lei dentro, e andavam com ela na testa. Se Deus dizia:

"Põe a Minha Palavra no teu braço direito."

Eles amarravam do mesmo modo caixas ao braço contendo porções da Escritura, objetivando dar uma materialidade total e absoluta, numa intenção de cumprir a Palavra de Deus, literalmente. Se se dissesse:

"Põe-na nos umbrais da porta da tua casa."

Eles faziam a mesma coisa. Viviam num literalismo absoluto, no cumprimento da Palavra. O que Jesus denunciava nos fariseus era essa exterioridade sem nenhuma conseqüência prática, tal como a Palavra que carregavam na testa como fetiche divino, mas que não era trazida no coração, não humanizando a vida, não a tornando mais generosa, mais obediente; não a desafiando a uma proximidade maior de Deus, da Sua Palavra e da necessidade do próximo. Um outro grupo era o formado pelos Zelotes que assim se chamavam porque se achavam os portadores da espada da justiça divina no planeta. Segundo eles próprios, eram cheios de zelo para se fazer justiça, seja ela política ou social. Também se alienavam do resto do mundo, não necessariamente por razões religiosas em função de cerimoniais, liturgias ou pelas mesmas razões do legalismo dos fariseus ou da alienação maniqueísta dos essênios, alienavam-se do resto do mundo pelo simples fato de que eram politicamente obcecados, puristas, detalhistas, cheios de juízo, de preconceitos, dominados pela idéia de construção de uma teocracia na terra, a qual fosse constituída por uma sociedade que preconizasse os valores vividos por eles, exercendo o poder, em nome de Deus. Por isso, eram alienados do resto do planeta, vivendo sua própria causa, suas próprias discussões, alimentados dentro do seu próprio mundinho, fechados para as grandes demandas do resto da sociedade.
Outro grupo contemporâneo de Jesus era o dos saduceus, cuja maioria era formada de sacerdotes, portanto, trabalhando dentro do templo, oficiando, diante de Deus, todos os sacrifícios e todas as cerimônias. E, justamente por esta razão, presos dentro dum claustro litúrgico que não se comunica com as demais dimensões da vida. Surge Jesus, num ambiente religioso como este, e fala não necessariamente para nenhum daqueles grupos específicos, não Se dirigindo a uma platéia formada por essênios, fariseus, zelotes e saduceus, mas a uma platéia formada por gente que não tem "pedigree", que não carrega "grifes" religiosas, ou seja, a um grupo formado por pessoas do povo: pescadores, fiscais de impostos, prostitutas sensibilizadas, pais de família curiosos, mães esperançosas, gente simples que vem de todas as partes; gente doente, angustiada, possessa, oprimida; gente sadia, gente alucinada, gente culpada, outras nem tanto; enfim, gente de todo tipo. Jesus olha para aquelas pessoas, vendo a semente de um novo tempo e de uma nova comunidade; vendo nelas o que ninguém mais vê; enxergando nelas um potencial que só Deus consegue vislumbrar na pessoa humana. Jesus olha para aquelas pessoas, cuja maioria não tinha nome, estirpe, precedidos apenas pelos primeiros discípulos que já naquela hora estavam se transformando em apóstolos; os outros eram uma massa anônima. E Jesus lhes diz, com toda esperança de Deus falando ao homem; com toda a vontade Divina de ver a Sua Palavra Se materializar:

O QUE É SER SAL DA TERRA?


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." (Mateus 5:13)


Quando se observam os outros evangelhos e os movimentos de Jesus, parece que, até aquele momento, não havia ninguém consciente da possibilidade de se viver uma vida tão fantasticamente desafiadora e revolucionária. Ninguém jamais disse isso. Olhar para um grupo de excluídos, de indigentes e dizer-lhes:

"Vós sois o sal da terra".

Em outras palavras, Jesus estava lhes dizendo:

"Vou transformar vocês naquilo que vai dar gosto ao mundo. Vou jogar uma 'pitada' de Deus neste planeta. E conto com vocês para serem esse tempero da graça divina na Terra."

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -